Perguntas Frequentes 2017/2

 

Há duas formas de ingresso no primeiro período dos cursos da UFRJ: o THE/ENEM e o SiSU/MEC. Para ingresso em outros períodos, existem os processos de Isenção de Concurso de Acesso, Reingresso e Transferência Externa.

Ingresso no Primeiro Período - THE/ENEM

O Teste de Verificação de Habilidade Específica – THE é etapa indispensável para o acesso aos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas - Habilitação Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.
Para ter acesso aos cursos de graduação que exigem THE, o candidato deve ser aprovado no ENEM (www.enem.inep.gov.br). Aproximadamente no final de agosto, a UFRJ publica em seu portal www.acessograduacao.ufrj.br edital de chamada para realização do Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE), que ocorre apenas uma vez por ano. Uma vez considerado apto no THE, o candidato deve se inscrever em link próprio no portal www.acessograduacao.ufrj.br para o processo seletivo THE/ENEM. Fique atento, pois a partir de 2016 este processo seletivo ocorrerá duas vezes ao ano.
O teste THE tem validade de 3 anos. Exemplo: Fui considerado apto no THE 2014. Isto significa que este THE é válido para ingresso em 2014, 2015, 2016 e 2017.
Alguns Testes de Habilidade Específica são equivalentes, conforme grupos do quadro abaixo. Exemplo: Um candidato apto no THE de Arquitetura 2014 está isento de realizar o THE 2015 para concorrer a uma vaga de Comunicação Visual Design.

Grupo

de

THE

Curso/Opção

Observação

1

 Arquitetura e Urbanismo

Cursos com THE equivalente.

 Composição de Interior

 Composição Paisagística

 Comunicação Visual Design

 Desenho Industrial - Projeto de Produto

2

 Artes Cênicas Direção Teatral

THE espefico.

3

 Dança

THE espefico.

4

 Bacharelado em sica

 THE com mesma prova teórica e com prova prática específica do instrumento.

 Licenciatura em Música

  *THE com mesma prova teórica e prova prática específica do instrumento

O candidato classificado na chamada regular do THE/ENEM 2017/2 deverá fazer a pré-matrícula online e imprimir o comprovante, onde serão informados dia, hora e local da matrícula presencial. Apenas após a matrícula presencial e a inscrição em disciplinas, a matrícula do aluno é efetivada.
Os candidatos não classificados na chamada regular do THE/ENEM 2017/2 deverão fazer a confirmação de interesse na página www.prematricula.ufrj.br, em caráter obrigatório.
A documentação exigida pela UFRJ no ato da matrícula presencial consta no Art. 20 do último edital THE/ENEM da UFRJ.

Ingresso no Primeiro Período - SiSU/MEC

A UFRJ não tem vestibular próprio. Para ter acesso aos nossos cursos de graduação, é necessário ser aprovado no ENEM (www.enem.inep.gov.br) e, posteriormente, optar pelo curso escolhido no SiSU (www.sisu.mec.gov.br). Adicionalmente, é necessário acompanhar os editais SiSU/MEC da UFRJ publicados em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br, onde constam quadro de vagas, pontuações mínimas, dentre outras informações.
O candidato só precisa de seu número de inscrição no Enem 2016. Porém, é preciso ficar atento aos documentos que a UFRJ exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Estas informações constam no Art. 13 do último edital SiSU/MEC da UFRJ.
O candidato classificado na chamada regular do SiSU/MEC 2017/2 deverá fazer a pré-matrícula online e imprimir o comprovante, onde serão informados dia, hora e local da matrícula presencial. Apenas após a matrícula presencial e a inscrição em disciplinas, a matrícula do aluno é efetivada.
O candidato não classificado na chamada regular do SiSU/MEC 2017/2 deverá fazer manifestação de interesse no portal do SiSU.Atenção! Será necessário fazer também uma confirmação de interesse no portal da UFRJ.
Os candidatos não classificados na chamada regular do SiSU/MEC 2017/2 que fizerem a manifestação de interesse no portal do SiSU deverão fazer a confirmação de interesse (“Cadastramento de Informações Complementares”) na página www.prematricula.ufrj.br, em caráter obrigatório.

A documentação exigida pela UFRJ no ato da matrícula presencial consta no Art. 13 do último edital SiSU/MEC da UFRJ.

Outras formas de Ingresso - Isenção de Concurso de Acesso

A UFRJ publica regularmente edital de Isenção de Concurso de Acesso, para graduados, em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. Este processo não exige aprovação no ENEM. A seleção é feita através de análise curricular, prova de redação e prova específica. É preciso acompanhar as Normas Complementares (e exigências), assim como o Quadro de Vagas. Leia aqui o edital do último processo (2016) para se familiarizar com os procedimentos.

Este processo ocorre normalmente no meio do ano, para ingresso no segundo semestre letivo. O próximo processo, para ingresso em 2017/2, tem edital previsto para meados de maio. Solicitamos aos candidatos que acompanhem periodicamente nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br, onde os editais são divulgados.

Outras formas de Ingresso - Reingresso

A UFRJ tem publicado anualmente edital para Reingresso em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. Observamos que o Reingresso é destinado exclusivamente aos alunos da UFRJ que colaram grau no dois períodos letivos anteriores à publicação do referido edital. Após este período, o ex-aluno deve concorrer à Isenção de Concurso de Acesso. O Reingresso não exige realização de prova específica. Leia aqui o edital do último processo.

O próximo processo de Reingresso Especial ocorrerá apenas no final do ano de 2017, para ingresso no primeiro semestre de 2018. O edital tem previsão de publicação em novembro.

Outras formas de Ingresso - Transferência Externa

A UFRJ publica anual e alternadamente edital de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Transferência Externa Especial (TEE) em nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br. É preciso acompanhar as Normas Complementares (e exigências), assim como o Quadro de Vagas. Ressaltamos que a TEF não exige ENEM e tem provas de redação e específica. Já a TEE exige ENEM e não tem provas.Leia aqui o último edital de TEE (2017/1), e aqui o último edital de TEF (2016/2) para se familiarizar com os procedimentos.
O próximo processo de Transferência Externa, que será do tipo Facultativa (TEF 2017/2), deve ter edital publicado em meados de maio. Acompanhe a publicação de editais na página principal do nosso portal www.acessograduacao.ufrj.br.

Uma vez classificado na UFRJ, o aluno deverá abrir um processo na Secretaria Acadêmica do curso. Serão solicitadas as ementas e/ou programas das disciplinas cursadas, bem como histórico atualizado da instituição de origem.  Os documentos serão avaliados e as disciplinas que forem equivalentes serão isentadas.

Auxílios e Bolsas

Para Residência Estudantil, é necessário participar de uma seleção. Acesse www.superest.ufrj.br para mais informações.
Os alunos de ação afirmativa têm direito a Bolsa de Permanência por um ano. Demais alunos com dificuldades socioeconômicas podem participar de processos seletivos para as demais bolsas. Acesse www.superest.ufrj.br para mais informações.

UFRJ PR1 - Acesso à Graduação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ